quarta-feira, 18 de março de 2015

Mez(z)anino


26/02/2015 19:46
Foto1_ MargaLedoraBlog


Andando pela livraria [Cultura] da vez anterior em que estive aqui,  notei a (des)arrumação que fez desaparecer dois livros interessantes para mim. Não tinha tempo de procurá-los, vim mais tarde do que hoje.
Me voltei para um livro grande de capa hipnótica

amor lugar comum.

Sim, mudaram de lugar, foram vendidos talvez.
A situação me expõe a novos encontros. Conversas.
Já desistindo, li a palavra ‘Café’ na lombada.
Com Lucian Freud.
Abro. Leio, não o devolvo na estante.
Mudaram também a disposição das poltronas.
Depois de uma breve verificada,  me decido pela que não fica visível do café aonde decidi não ir.
Estou no mezzanino, meu esconderijo.
Tenho uma coisa com biografias, entrevistas,  textos escritos por algumas pessoas.  Se se trata de artistas visuais eu não resisto.
Não sei nada de Lucian. Agora sei um naquinho de sua vida lendo o que escreveu Geordie Greig.
Gostei de saber do que dizia o pintor sobre o que fazia, sobre os materiais.  Há um capítulo  chamado “Tinta”. Fiquei com vontade de ler o artigo que  Freud escreveu em 1954.
Tenho um livro de escritos de artistas, vou gostar se estiver lá.*
Geordie foi sortudo em poder acompanhar o artista por mais de três décadas. Freud também.
A estranheza fica pelo fato de, cada vez que escrevo o sobrenome dele,  não estar me referindo ao outro Freud, seu avô,  o psicanalista.
Admiro o modo como Lucian pintava figura humana. São retratos com as pessoas diante dele.
20h09.
Devo voltar.

_______


ML_Fiz umas pequenas alterações no texto, correções de grafia, acrescentei palavras, deletei outras, trouxe informações que ficaram faltando no dia em que escrevi o texto.
Notas:


1. O outro livro que aparece na foto é de Maria Short, Contexto e narrativa em fotografia.
2. O livro a que me refiro no texto, o de capa hipnótica é de Luis Zerbini, amor lugar comum. Tem uma encadernação especial. A editora é a CosacNaify, a que faz livros diferentes, com arte.

* Não está no livro Teorias da arte moderna, de H.B. Chipp a que me referi. Mas achei o link para o artigo “Some thoughts on painting” de Lucian. É um bom momento para eu ler algo sobre pinturahttps://users.wfu.edu/~laugh/painting2/freud.pdf



Nenhum comentário:

Postar um comentário