sábado, 17 de janeiro de 2015

Me deu vontade de saber


Olá!

Ontem eu estava aqui pensando no blog e me veio a ideia de fazer uma enquete.
Escrevo aqui efetivamente há quatro anos, no começo  fiz postagens meio explicativas de como estava pensando o blog, mas muito superficialmente.
Uso contadores de visitantes faz tempo, já tive problemas de falharem e ter de mudar de contador, recomeçando a contagem toda de novo e me chateando por perder a noção de como vai a receptividade do blog.
Isso é importante, no meu caso, porque são poucas as pessoas que deixam comentários, que são outro meio de saber do andamento do blog, indo além do número que não me dá noção do que pensam das postagens, se gostaram, se algo ficou confuso, enfim, um retorno é sempre bom.
A enquete é para justamente tentar, ao menos, ter uma noção do que motiva as pessoas a virem ao blog e dispensarem alguns minutos de suas vidas para me ler.
Sei que há quem estivesse procurando um assunto determinado nos buscadores, como o Google, e vieram parar aqui. Sei que às vezes nem encontraram nada relativo ao assunto procurado, mas achou legal ter sabido da existência do blog. Bem, não sei se quem vem uma vez volta depois, volta outras vezes...
Já faz um ano que passei a usar as estatísticas do próprio blog, a que aparece no final da página é o de número de visualizações de página do blog desde 2009

Tem até uma por países, outro que se baseia no navegador do visitante.
Um recurso que o blog me deu para "conhecer" meus visitantes é o de postagens mais lidas. Sei, por exemplo, que as duas mais lidas neste momento [dia 17/01/2015 19h10] são essas

A primeira é antiga, mas está quase sempre em primeiro lugar de leituras. Desse modo fico sabendo que muitas visitas são de pessoas interessadas em monotipia ou apenas em técnicas de arte. Isso sinaliza um tipo de postagem a ser disponibilizada mais vezes aqui. A segunda pode indicar que os visitantes gostaram da cara nova do blog com meu desenho, mas também pode ser que estejam lendo por eu contar como fiz para acertar a largura da imagem e do resto do blog, algo mais técnico, que quem tem blog pode aproveitar.
A postagem mais recente, publicada já há três dias, atraiu somente duas pessoas. Aí eu me pergunto se o que eu escrevi sobre os curta-metragens e as videoinstalações da Bienal de São Paulo é um assunto que não interessa aos visitantes, se é um texto mais pesado, se continuo escrevendo sobre o evento ou não.
Algumas das alternativas da enquete são baseadas nas minhas motivações para visitar blogs de artes/artistas



Ela vai ficar no blog até o dia 17 de março deste ano.
Pretendo olhar com atenção os resultados. Não sei ainda o que vou fazer com esses dados, mas podem sim me levar a fazer novas postagens levando em consideração as respostas. É bom saber com quem estou falando todos esses anos!
Vou ficar grata se quem visitar o blog puder escolher uma alternativa!
O blog está mesmo em reformulação desde o ano passado, a enquete é um recurso mais e, cá entre nós, bastante importante!
A enquete está na coluna à sua direita, é só clicar na alternativa, ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário