quinta-feira, 22 de julho de 2010

Monotipia | Monotype | Monotipo | Monotipie


Volutas, 2010 
Monotipia, tinta gráfica

Isto é uma monotipia. Eu a fiz agora em junho, mais exatamente num domingo, dia 20.
Fiz umas quantas, só que esta tem mexido comigo mais que as outras, e olha que essa não posso considerar a melhor, embora todas sejam pouco mais do que o experimentar uma técnica que há anos periodicamente invade minha cabeça como que a me dizer Experimenta novamente, vai ser bom pra você!
E é verdade, bom mesmo para mim levar adiante minha relação com essa técnica e as que têm a ver com gravura, principalmente a gravura em metal. Tenho uma ligação antiga com essas técnicas de reprodução de imagem, é algo profundo que ainda não analisei nem refleti o suficiente para poder falar a respeito.
Bem, umas palavras sobre monotipia... Sou muito voltada às técnicas artísticas, sem elas não faço arte, não me expresso em imagens. Então materiais e técnicas é necessário saber muito sobre eles e experimentar o que se pode fazer, como eles vão me ajudar a realizar uma ou muitas imagens.
Comumente se explica o que é gravura e se diz que monotipia não é gravura, não vou entrar nessa discussão, creio que são todas técnicas de impressão e vou me deter apenas no que ela é, contando como fiz a minha.
Volutas foi feita sobre um pedaço retangular de vidro, onde passei tinta à base de óleo (Cromos) com auxílio de um pequeno rolo de borracha(1)


e logo após me pus a retirar (= limpar a superfície onde eu não queria) a tinta. A gente pode fazer isso de diversas maneiras, na hora usei um pouco de estopa, bem enroladinha, segurando com as pontas dos dedos cuidadosamente para fazer o contorno externo da figura. 
Foi com um pincel de cerdas meio duras que fiz os detalhes do que devia ter ficado mais definido porque eu tinha em mente as volutas de uma coluna 

Coluna jônica

Com a imagem diante dos olhos, coloquei a folha de papel sobre ela, que na placa de vidro é feita invertida 

Imagem na placa de vidro

Isso mesmo, é mais do que aconselhável ter consciência de que, ao imprimir no papel, a imagem fica ao contrário para não ter surpresas desagradáveis, pois nem toda imagem fica boa de qualquer jeito. 
Volta e meia me ponho num ritual de olhar um desenho meu em frente ao espelho para ter certeza de que dispus tudo de modo que me agrade, de modo harmônico. Faço isso porque houve época em que não assinava os desenhos e as pessoas, ao pegar para ver, sempre seguravam numa posição "errada" e alguém disse que do jeito que estava olhando estava bom. Claro que não concordei e passei a assinar para determinar como devem ser vistos os desenhos.
Eu me disperso, mas, sim, estando com o papel sobre a imagem para imprimir Volutas usei uma prensa manual de gravura em metal parecida com esta


mas podia ter usado, por exemplo, um baren de barbante(2)


executando movimentos circulares (de alguma intensidade) no verso do papel para que a imagem, a tinta, passasse para o papel. Baren é um instrumento japonês usado para fazer esse trabalho de imprimir no papel a imagem, no meu caso de monotipia(3), desta forma


Não me proponho a ser didática aqui porque há outras pessoas mais talhadas para explicar como se faz monotipia e nada como estar com os materiais na mão para isso tudo ficar bastante claro e haver quem nos explique e responda as dúvidas que surgirem.
Não ouso deixar de dizer que não se pode repetir exatamente a mesma imagem uma segunda vez, a cópia é única. Há meios de fazer algo próximo, mas é diferente quando se tem uma matriz gravada (numa chapa de metal, num bloco de madeira ou numa pedra litográfica) e a partir dela se faz uma centena de impressões, cópias. 
Enquanto se faz monotipias, é comum a gente não se (pre)ocupar em repetir a imagem e sim fazer outra e mais outra, e muitas vezes permitindo que as ideias fluam sem ficar planejando muito, ou ainda, se a tinta for à base de óleo pois demora a secar, pode-se pensar o que fazer a seguir com mais calma.
Outro detalhe a comentar é que não assinamos a monotipia na tinta junto com a imagem, mas logo abaixo da imagem, é ali que vai a assinatura do artista, normalmente a lápis, com o título da obra e data como em

 Miraculous land, Paul Klee, 1920

Há alguns artistas de que gosto muito e fizeram ou fazem monotipias maravilhosas, como Paul Klee, que ainda colocava cores de aquarela nelas; Mira Schendel, a primeira que sempre me vem à lembrança ao falar ou ouvir falar dessa técnica porque aprecio as que ela fez

Sem título, 
monotipia s/papel de arroz japonês

Carlos Vergara é um mago da monotipia, ele as imprime sobre tela/lona crua de uma maneira muito especial a que tive o prazer de assistir num programa chamado Metrópolis na TV Cultura. Vergara trabalha com pigmentos coloridos e cola e mais uma parafernália de objetos(4), pelo que sei, e, como em qualquer monotipia, acrescenta detalhes, por exemplo, com pincel

   
E, entre outros artistas, Cathy Cullis.
Cathy faz umas bem bonitas, com figuras humanas, suas pequenas mulheres 


São desenhos feitos também com o mesmo procedimento inicial de outros tipos de monotipias, entintando uma chapa de metal ou de vidro. Chamo atenção para a qualidade das linhas conseguidas com essa técnica e que podem ser únicas em sua delicadeza. Também é conhecida como monotipia de traço/linha (trace monotype) essas monotipias como fazem Klee, Cathy e Jennifer Schimitt

Jennifer Schimitt, 2008

 Detalhe


Monotipia é uma das técnicas mais fascinantes que conheço. Olha esta de Martin Stankewitz


que pode ter sido realizada em etapas por causa das cores variadas(5), um procedimento mais complexo.
Poderia ficar falando e mostrando reproduções de vários artistas por dias a fio. Nem era para eu me meter a falar tanto assim pois acabei não dizendo por que a monotipia Volutas mexe tanto comigo.
Acho que vou  falar nisso numa próxima postagem. Sim, é o que vou fazer. Só para adiantar um pouco, devo dizer que ela me abriu para coisas que estavam dentro de mim, como a cor vermelha.


_______
1. Usei um pedaço de vidro, mas o suporte pode ser de outros materiais como chapa acrílica, chapa de cobre (como na foto) ou de zinco, também folha de acetato e até algum papel. A tinta disposta sobre a placa de vidro antes é preparada (diluída se necessário) e estendida com um rolo, com pincel etc. sobre outra superfície (de vidro) para que se possa controlar a quantidade de tinta na placa onde vai ser feita a monotipia e que não deve ser muita. Com a prática se verifica que quantidade é ou quantidades são essas ao notar os resultados e poder entender o que fazer obter certos efeitos. 
2. Barens são feitos de modos diferentes, todos têm uma alça para que se possa segurar firmemente enquanto se imprime uma imagem. Não encontrei uma foto de baren de barbante onde fosse possível ver a alça de que falo, o jeito é ver um que me parece ser de bambu

 
3. Dá para usar outros instrumentos e mesmo uma colher de pau ou a palma da própria mão, claro que com resultados diferentes. O baren é usado para imprimir xilogravuras a partir de placas de madeira gravadas e intintadas.
4. Não sei bem a data, mas creio que foi há uns 2 anos que fiz uma aula dessa técnica de Vergara, ou muito semelhente, com a querida artista plástica e professora Narege, em seu ateliê em Campinas (SP). 
5. Coloquei esta monotipia aqui para completar a resposta que dei a Pedro, que viu minhas monotipias monocromáticas. Sim, dá para fazer com muitas cores, mas exige mais procedimentos.
 
ML: Volutas foi realizada durante a oficina de Introdução à Gravura: Monotipia, no SESC Campinas nos dias 19 e 20 de junho passado.  Não foi meu pimeiro contato com a técnica, que conheci e até havia experimentado nos anos 1990. 
É muito importante para mim retomar essa técnica tanto por abrir o leque de técnicas disponíveis como por ter uma ligação afetiva com ela pois era usada e muito bem pelo colega Marcelo) no curso de gravura em metal no IA-Unicamp, que teve sua carreira de artista interrompida ao falecer precocemente em 1995. Acho que é um jeito de saber o que o atraía nessa técnica e de manter viva sua presença. Foram muitas as ocasiões em que, enquanto eu lidava com chapas de cobre, ácidos e aguarrás, Marcelo fazia uma bela monotipia atrás da outra, sempre me fazendo vê-las... 
Da oficina no SESC quero dizer que, mais do que a técnica retomada, me deu a chance de conhecer pessoas amorosas. Andrea é pessoa, mãe, esposa... consciente das coisas que acontecem e tem um blog maravilhoso sobre a vida; e Fábio, que fez umas monotipias bastante bonitas e especialmente detalhadas, e também faz tochas, ele ilumina.

Um comentário:

  1. Oi Marga,
    Ficou muito bacana seu post, sua paixão aflora em cada palavra, assim como na gravura...
    Bom ter te conhecido lá...
    Espero que possa ainda encontrar uma prensa que possa comprar, enfim, espero que possa elaborar e imprimir seus sonhos...
    Bjs, Tõ torcendo por vc!!!

    ResponderExcluir