segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Um Ano-Novo de Luz


Estou um pouquinho atrasada, mas ainda vale agradecer a todos os que visitaram o blog em 2011, em especial agradecer aos que continuam acompanhando o blog, aos que chegaram aqui mais recentemente para me acompanhar, aos que comentaram postagens ou fizeram perguntas, bem a todos vocês eu desejo um Ano-Novo de Luz 


Iluminar caminhos, 2011

A fotografia é minha, dei uma alterada nela para experimentar uns recursos do editor de imagem GIMP* e gostei.
Ela foi tirada com a câmera de filme Canon AE-1 PROGRAM, o filme usado foi um ISO 100 da Kodak
 
e um filtro close-up


 
que faz as vezes de uma lente para macrofotografia** e têm um preço mais acessível.
E, no meu caso, que uso câmera antiga fica mais difícil conseguir as lentes e a Canon desse tipo apresenta uma dificuldade a mais pois o encaixe das lentes no corpo da câmera é diferente do da maioria das câmeras fotográficas, é um fator complicador, não pode ser qualquer lente.
A foto tem esse título porque velas são usadas para iluminar e tantas vezes em nossos caminhos de vida aparecem problemas com que não sabemos bem como lidar e temos de ir iluminando os caminhos para poder buscar respostas, soluções, temos de refletir, trabalhar nossas ideias, nos empenhar para alcaçar o conhecimento, dar voz a nossa intuição, ela mesma uma espécie de luz dentro da gente.
E não há nada como colocar luz sobre o emaranhado de dúvidas, de receios, de opções que a vida coloca no caminho para que tomemos decisões.  Então para mim iluminar é preciso, a vela é apenas um símbolo dessa busca que dia a dia, ano após ano vai nos movendo e nos levando à realização de quem somos! Sem falar na companhia das pessoas que conhecemos ou com que cruzamos nos caminhos da vida, seja pessoalmente ou não!
Eu agradeço mais uma vez a todos pela companhia!
2012 está só começando, isso é muito bom porque teremos tempo para trilhar muitos caminhos...

 
 
_______
*  Trata-se de um editor de imagens gratuito bastante interessante e que uso já há algum tempo mas sem ter me detido mais atentamente aos recursos de que dispõe, mas ultimamente tenho passado a levá-lo mais a sério e vou até mesmo estudar para fazer um uso melhor dele.
Ele seria um similar do Photoshop e já vi cursos livres em que são ensinados esses recursos, o que me levou a pensar nele como um bom instrumento para editar minhas fotografias e também os desenhos que faço e digitalizo. Claro que sempre aviso quando a imagem foi editada, acho honesto dizer.
A foto que apresento aqui pode precisar de algum retoque, as alterações são uma novidade para mim.
Quis realçar a chama...
A foto foi feita sem equipamentos adequados, como os de iluminação especial. Costumo dizer que foi um gesto amoroso com câmera em punho.
** Normalmente quando se fala em macrofotografia lá vêm as fotos de insetos


nas quais se podem ver detalhes que não veríamos a olho nu ou então  detalhes bem pequenos de flores


Eu não fazia ideia que os filtros close-up me serviriam para fotos como a que mostro aqui, foi uma grata surpresa quando comecei a ler textos e sobretudo quando pude adquirir um de nº 3 usado e, sabem, não em muito bom estado mas que achei que me serviria nem que fosse apenas para ter essa experiência com macrofotografia.
Para variar, arrisco e tenho tido boas experiências com fotografia e esta me foi particularmente importante para o tipo de fotografia que me atrai mais, a de objetos, composições de objetos. Algo de que vou falar muito ainda.

ML_Não pretendia escrever muito além dos agradecimentos, mas não resisti falar um pouco sobre a foto e daí comentar sobre o GIMP e as outras coisas foi inevitável.
 

6 comentários:

  1. Marga querida:
    Belissima foto!!!!
    Um 2012,cheio de Paz,Luz,Amor e alegrias,bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida Cris!
      Estive tentando localizar seu blog, só agora consegui. Gostei muito dos seus escritos, devo visitar outras vezes com calma para ir lendo.
      Sua mensagem aqui me deixou um bocado emocionada, porque não esperava carinho assim. Sei que desejos sinceros são energias especiais, é isso o que senti e sinto lendo sua mensagem.
      E que o ano-novo, já começado em seu segundo mês, seja maravilhoso para você também, com muita Luz!
      Um grande beijo

      Excluir
  2. Marga, você é muito querida! A foto é linda e reflete a luz maravilhosa que irradias!
    Um excelente 2012, com muitos "atrevimentos" artísticos e uma vida com muita saúde, paz e amor.
    Um grande abraço e um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ando meio sem palavras, Elenice... já estou mal-acostumada com tanto mimo e preciosa amizade!
      A foto é especialmente significativa para mim. Isso ainda me espanta que a foto que faço tenha significado para outras pessoas, é mágico saber que você gostou.
      Sim, que bom falar em atrevimentos para o ano-novo, vou me atrever a ir em frente nas artes que amo e compartilhar contigo, com todos.
      Que em sua vida, amiga, a alegria que me dá se multiplique! Beijos

      Excluir
  3. Querida Marga,
    esse seu olhar_nas imagens ou nos escritos_ me encanta e como encantado,apenas seguirei ao lado teu.
    Beijo.
    cArluz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A postagem com a vela é para ti, Carluz, amigo iluminado, até no nome!
      Eu é que me encanto com sua presença, com as palavras, com o carinho, com seus passos a meu lado. Mantenha assim, é certamente por isso que tantas vezes adivinha meu caminhar pela vida.
      Vamos andar!
      Beijos

      Excluir