quinta-feira, 19 de março de 2015

Bienal 31


Bienal 31_SESCCAMPINAS2015

Bienal?
Mas não acabou em dezembro?
Acabou, mas não pra mim, nem para o SESC Campinas | SP.
Para alguns dos artistas da 31ª Bienal também não acabou!
Fiquei sabendo do evento 31ª Bienal de São Paulo – Obras selecionadas, estive lá na terça-feira passada.
Éder Oliveira está realizando sua obra antes da abertura que vai ser somente no dia 24 de março.
Ele é o artista que faz rostos gigantescos,


éder_bienal.org
pintados sobre a parede.
Já falei nele aqui no blog, na postagem
31ª Bienal de São Paulo_ainda não fui sobre uma polêmica que surgiu não só em relação à obra dele, mas de Thiago Martins de Melo, que também teve obra selecionada para a exposição no
SESC.
Não pude fotografar, filmar Éder pintando, porque, ao perguntar, o segurança não tinha informação para me dar, pediu que eu falasse com um moça que ia saindo do     e ela me disse que a responsável pela exposição, que ainda não abriu, estava ocupada. Eu, igualmente ocupada, tinha coisas pessoais para fazer longe dali, não esperei por muito tempo.
Na hora fiquei chateada, porque queria ter registrado os dois desenhos esboçados, um já pronto, ou quase, e outro em andamento para que vocês acompanhassem um pouco do processo criativo do artista. Isso eu explicaria a essa pessoa.
Não gosto desse tipo de coisa, até entendo, no caso da Bienal em São Paulo, o público só entrou quando tudo estava pronto; no caso do SESC, Éder pinta no caminho para outras áreas em funcionamento normal, na parede do saguão do Galpão Multiuso. 
O desenho base é bem realista, feito com linhas, não sei agora se de grafite, a cor parece ser  desse material. Ele parte de fotografias, vi uma no papel mesmo, mas o vi pintando a partir da foto que está em um notebook.
A impressão que tive é de que faz uma primeira camada em amarelo. Depois usa preto, um vermelho escuro, vinho. Acho que é isso mesmo, acabo de ver no site do SESC, que chamou esse momento prévio à abertura, com Eder Oliveira,  de
Pintura ao Vivo e começou  no dia 13 de março e vai até domingo, dia 22 de março.
Bem que eu tento não escrever muito, mas já fui procurar informações no site e verifiquei que tem um link para uma breve fala de Eder, constando que, sim, tem o fundo amarelo e ele menciona painel e não parede, agora fiquei meio assim em dúvida.
Vou retornar lá na próxima semana e vou ver essas informações de perto.
O vídeo A retratística de Eder Oliveira é um dos três feitos pelo SESC Campinas, o que explica talvez ter de pedir autorização para fotografar o processo, pois eles mesmos iam fazer. Quando terminar esse vídeo, aguardem para ver os outros dois com mais detalhes, são os Time lapse 1 e 2. Neles fica mais claro como são feitos os retratos gigantes.

31ª Bienal de São Paulo – OBRAS SELECIONADAS
Abertura:
dia 24/3 às 20h, no Galpão Multiuso do Sesc Campinas.
Visitação: a partir do dia 25/3 até 7/6, de terça sexta das 8h30 às 21h e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h.
Entrada: grátis.
Endereço: SESC CAMPINAS | SP
Rua Dom José I, 270/333, Bonfim - tel.: (19) 3737-1500, (19) 3737-1503

_______

ML_Assistindo ao vídeo, tirei uma dúvida que me veio enquanto estava lá. Havia um rapaz pintando um retrato e, passaram por mim, dois rapazes e um deles disse animadamente ao outro que o fotografou enquanto ele pintava.
Ouvi isso e fiquei pensando se aquele que pintava era Éder ou um assistente. Ou se aquele com quem cruzei era mesmo um funcionário do SESC que tinha experimentado pintar algum trechinho do retrato.
O vídeo me deu a resposta, eu passei pelo artista e o rapaz de bermuda é o assistente.
Eu quase fui fazer perguntas a ele sobre sua arte ser efêmera, supondo que é feita diretamente nas paredes dos espaços expositivos. Perguntaria mesmo sabendo que ele costuma fazer os retratos no muros de casas nas ruas.
Ainda não o vi falar sobre a questão de serem retratos de pessoas que cometeram crimes, se ele entende que essa passagem dos jornais para as exposições, essa importante como é a Bienal, é tranquila, se ele sabe que chega a chocar não por serem retratos de pessoas negras,  e sim por terem cometido crimes.
Vi numa foto na internet, ele pinta rostos de mulheres, acho uma menina, dá para ver no site ESPAÇO HÚMUS.
A pergunta seria por que pinta mais homens do que mulheres, se as que vejo pintadas têm a ver com algum crime também, ou conta apenas a questão de terem a pele mais escura, um tipo físico que ele pensa relativamente ao preconceito.
Uma última coisa é que o fato de artistas terem auxiliares ser bem comum. No caso de Eder eu entendo mais ainda por se tratar de obras imensas, ele teria problemas no braço, dores nas costas se ficasse pintando o tempo todo, todas as fases da obra tendo poucos dias para pintar tudo.
Não reparei, mas quero ver se os retratos pintados no SESC são os mesmos da Bienal em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário