sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Diálogo




Costumo dizer que o desenho é resultado de um diálogo.
Isso mesmo, não pense que sou eu quem decide tudo num desenho. Os materiais têm suas características, suas necessidades, limites, que podem ser ultrapassados mas não de qualquer jeito.
A imagem tem seu papel essencial no diálogo, que se estabelece  desde o momento em que ela surge em mim. Ainda que ela me venha de um objeto do mundo real, vai ser transformada. Às vezes o que me atrai é um detalhe do objeto, ele vai se transformando dentro. Digo que o diálogo se faz, então, com esse fragmento, uma forma que parece ter um significado próprio, nem sempre traduzível em palavra. 
Dialogo com esses elementos, primeiro com a forma, faço esboços,  pequenos croquis a lápis. Apago, acrescento, olho, penso, converso com eles. Vou tomando decisões durante esse diálogo. Nesse corpo a corpo com a imagem, vejo: o desenho também decide. 
Depois com as cores não é diferente. 
Terminado o esboço final, muitas vezes é aí que vem a luta. Sim, há conflitos na fase dos esboços mas o momento de realizar é a prova de fogo. 
Aquela linha perfeita no esboço ao ser ampliada já não cabe mais ali. As cores escolhidas se repelem. A imagem, os materiais e eu nos desentendemos. 
Nem sempre meu processo criativo foi assim, era muito mais tranquilo quando eu fazia uns desenhos geométricos, dava até para decidir tudo no esboço, as cores se acertavam. Nos últimos anos esse diálogo/conflito vem se tornando frequente, crescente. Não explico, vou aprendendo com ele. Não nego, vou sofrendo com ele. É tenso.
O desenho acima foi um dos mais trabalhados dentro desse processo novo para mim. Com esse título, Dialogado diz tudo. Cheguei a pensar, em certa altura do fazer, que o havia destruído porque não entendia que cores ele pedia, já que claramente não eram mais as do esboço. 
É tenso, não é "tudo alegria" como dizem as pessoas quando ficam sabendo que faço arte. 
Esse desenho levou um tempo para sair do conflito, que permaneceu ainda depois de terminado.
Só assinei quando a imagem, os materiais e eu fizemos o acordo de paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário