quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Divan from Flickr




A reprodução deste desenho está também no Flickr, mas eu a coloco aqui porque posso  escrever mais do que o título, a técnica usada e outras informações.  E gosto desse desenho, ele merece um texto.

O Divan(eio) é um desenho criado em 2006 com base numa pequena pintura sem título realizada em 1998.
Passei algum tempo tentando localizá-la, embora andasse fazendo esboços de divãs. Divã, por ter uma forma que me agrada e, claro, há Freud, a psicanálise. Divã também por permitir que experimentasse dizer algo sobre o que é a psicoterapia para mim, o que é a busca de autoconhecimento.
Só sosseguei ao encontrar a tal pintura, havia nela uma forma que me ocupava os olhos mesmo não lembrando direito o que era. A pintura se tornou uma referência obrigatória para mim.
Enquanto desenho, não tenho em mente uma mensagem ou um significado que quem vai ver a imagem tenha de descobrir . A explicação dada aqui surgiu depois, tem a ver com minha história de vida, com a expectadora que me torno depois  da obra terminada.
No papel, a imagem vai tomando corpo, é com formas e cores que eu lido, dialogo mais diretamente.
O título é um jogo de palavras. Fiz algumas considerações ortográficas, só não me ocupei em seguir a norma (divã).  O título não surgiu ao mesmo tempo que a imagem.

The title is Couch in English, because in Portuguese  I can make a little game with the words divã (couch) and devaneio (day-dream), mixing the two: Divan(eio). But the image is  the most important here. There's a couch and a green plant grows from it. I do a clear reference to psycoanalisis/psychotherapy and its possible benefits.  But when drawing I thought in the forms of the couch, in colors and lines. The plant I don't remember the exact moment it appeared. But I'm sure that it was after I have put the seeds on the couch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário