sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Pablo



Picasso. O giz pastel oleoso Sennelier foi criado para Pablo Picasso. Sim, o grande pintor. Ao que parece, não só para ele, já que encontrei uma história do pastel oleoso em que ele e Henri Goetz, também artista, é que insistiram com o senhor Sennelier para fazer os giz.
Ambos pretendiam obter um giz à base de óleo que dispensasse a preparação da tela (imprimação com gesso e cola animal). Eles desejaram isso em 1947 e dois anos depois, com a ajuda dos artistas, Sennelier criou o primeiro giz pastel oleoso com qualidade profissional. *
Aqui vale notar a cooperação entre os artistas e a disposição de Sennelier em aceitar o desafio lançado pelos dois. Adoro esse tipo de cooperação, é isso que faz a diferença na vida das pessoas.
O quadro reproduzido acima é a obra que deu início a um desejo meu. 
Ganhei de uma amiga, Marise, Picasso's Picassos, livro com obras que Picasso havia mantido consigo. Nele vi Femme assise devant la fenêtre (Mulher sentada diante da janela) e desde esse dia não tive mais sossego, porque logo abaixo da foto, além da data, 11.3.1937, e das medidas em polegadas, havia a informação "Pastel on canvas" (pastel sobre tela).
Na época eu desenhava com pastel seco e, de tão impressionada com aquilo, fui testar  esse pastel sobre tela. O resultado evidentemente nem chegou perto. Isso foi por volta de 1987. Eu não gostava de giz pastel oleoso, com suas cores que achava serem muito fortes para meu gosto. Estranho é que não passou pela minha cabeça testar o pastel oleoso sobre tela; também, só bem depois é que entrei em contato com ele.

Observando meus desenhos, fica evidente que, ao começar a usar, não parei mais. E essa é uma outra história, que depois eu conto.



*Fonte: Oil Pastel Society


Nenhum comentário:

Postar um comentário