quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Recomendo_Exposição



Bandeira é pintor e desenhista enormíssimo! Soube de sua existência na livraria Pontes. Encontrei um livro sobre ele, Bandeira de Mello - A arte do desenho, me aproximei do livro porque na capa havia um desenho, não era comum um livro de arte sobre desenho, sobre desenhista.
Tive o prazer sem tamanho de visitar sua exposição Retrospecto, uma retrospectiva, em São Paulo na terça-feira passada* e foi algo de me surpreender e emocionar porque, ao entrar na Caixa Cultural eu não sabia que isso aconteceria,  a visita era para uma outra exposição, a Lágrimas de São Pedro, do artista Vinicius S.A., que foi recomendada no Blog do Josafá  Crisóstomo.
Foi mais ou menos assim: já no balcão de informações vi um catálogo com o nome de Bandeira de Mello, não me era estranho o nome mas me confundi porque há outro artista com sobrenome Bandeira... tenho uma proximidade grande com os desenhos do artista, esses até aquele dia eram inconfundíveis, reconheceria de imediato se folhasse o catálogo.
Fiquei em festa diante de suas pinturas, creio que a maioria é em têmpera e óleo sobre madeira. Há maravilhas, entre elas uma que me chamou atenção depois de quase passar desapercebida por ter sido exposta numa área com pouca luz e pendurada do lado de uma parede (ou expositor). Preparem-se


Chama-se Trapezistas e é de 1994, mede 210 X 27 cm.
Fiquei impressionada com essa pintura, o formato inusitado é um elemento significativo, a imagem concentrada nos trapezistas sem que se possa ver o entorno, nem mesmo o trapézio onde o homem se pendura. Bandeira de Mello traz o exato momento de altíssima confiança entre eles, ali é tudo ou nada, certamente não há rede.
Ele é um artista importante, está na ativa para minha alegria!
Não é todo dia que se é surpreendida com a possibilidade de ver as obras de um amado artista pessoalmente. Não sei o que o ano-novo me reserva, mas esse acontecimento, sem dúvida, vai ser um dos mais marcantes!
Podem ser vistas mais obras e informações sobre o artista em



Bandeira de Mello - "RETROSPECTIVA"
Até o dia 16 de janeiro de 2011
CAIXA Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 - tel. 11 3221 4400
das 9 às 21h

_______
* Na verdade foi na terça dia 04 passado, queria ter recomendado a exposição antes mas não tive tempo, tive contratempos.
Estou bem chateada de só hoje poder retomar a postagem. A exposição termina no próximo domingo, dia 16.
Mas seria pior deixar se encerrar para contar sobre ela. Sinto mesmo!

ML_Vou só falar que no início do texto descrevo Bandeira como "enormíssimo" e o fiz não sem ter vontade de acrescentar "cronópio" como fazia o escritor belga-argentino Julio Cortázar ao se referir a grandes personalidades.



Um comentário:

  1. Bandeira de Mello é esplendido, fui aluno do Bandeira e aprendi a olhar a arte com um outro olhar, comecei a valorizar os meus esboços, a parti dos quase dois anos em que fui seu aluno na Faculdade de Licenciatura em Educação artística (Centro Universitário Metodista Bennett - RJ).
    Ele costuma dizer que todo ser humano sabe desenhar só não fomos treinados para tal atividade. Portanto todo individuo sabe fazer um desenho, o que temos a fazer é valorizar o mesmo e ter um olhar mais cuidadoso para o mesmo.

    Por: John Wayne Assunção (Ator e Artista Plástico)

    ResponderExcluir