quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

(Não) RECOMENDO_ Livro



Vou lhes apresentar um dos meus livros favoritos. É um livro infantil, sim, e também vão saber que não abandonei minha criança interior!
E ele não é um livro que ganhei na infância, foi comprado por mim em 1984, eu, já bem longe dessa época de encantamento mais fácil, ou que pelo menos deveria ser para todos e infelizmente não é bem assim.
Não pude largá-lo desde que o vi numa livraria e não num sebo, embora se pudessem vê-lo notariam que as folhas estão todas soltas(1) e há um leve amarelado nelas de tão manuseado. Lido, relido. Há uns anos ainda encontrei um exemplar e dei a um menino com a esperança de que ele também gostasse do livro e sobretudo de ler. 
Ia recomendar o livro aqui mas parece que está esgotado, então preferi apenas dividir com vocês alguma coisa dele, começando por uma ilustração, a da página 19 e lendo, quer dizer, copiando o texto da página anterior com que a ilustração se relaciona

SOU GENTE
  ESTOU DE PÉ
            DESENHO COM O PÉ
 UM CÍRCULO
FICO PRESO
           NO LAÇO QUE CRIEI

Está escrito desse jeito mesmo, com letras "grandes", no livro Conversa de corpo de Priscila Freire(2) e ilustrado por Benjamim. 
Só este trechinho já me fez pensar num mundo de coisas sobre a vida, há círculos que nos impedem de andar muito, que nos restringem, não é? Há outros, e desses a gente gosta muito, que nos abrigam, protegem. Este é o caso das amizades, dizemos, círculo de amigos! Fazemos parte do círculo de amizade de fulano com alegria e isso é bom.
Ai, deixem eu mostrar a capa, quem sabe, fica mais fácil de achar(3)

Editado pela Miguilim

O ilustrador, (Marcos Coelho) Benjamim, é já há muito tempo um artista plástico com obras marcantes no cenário das artes. Não sei se quando comprei o livro me dei conta de que esse Benjamim do livro era o artista. Vai saber por que assinou o livro assim!
Gosto muito do que Marcos faz e pensa sobre arte, logo que me seja possível vou fazer uma postagem sobre ele. Por ora fica a ilustração e o trecho do texto de Priscila e a vontade de ler mais uma vez e outra, mais uma e depois de novo. Leio meio criança, meio eu agora mesmo, leio de corpo inteiro e com olhos novos de ver cada uma das ilustrações.
... mas eu ia falar em laços, não era isso?
 
_______
1. Trato livro com cuidado, as folhas se soltaram por terem sido coladas e não encadernadas com grampos como nas edições menos antigas. Já estou programando um restauro porque tenho conhecimentos de encadernação. Vou fazer com carinho, prometo.
2. Priscila (Euler) Freire (de Carvalho) é mineira de Belo Horizonte, Minas Gerais, foi aluna do grande pintor Alberto da Veiga Guignard, é formada em biblioteconomia. Além do Conversa de Corpo, escreveu A viagem do João de Barro, Histórias de Guignard, também foi diretora do Museu de Arte da Pampulha e idealizadora da Casa Guignard.  
3. É brincadeira o título da postagem, eu RECOMENDO verificar na Miguilim se está mesmo esgotado porque entrei lá e não tem nada dito, parece aberta a pedidos, tem até link para isso.

ML_The first figure is not mine, this ilustration was made by (Marcos Coelho) Benjamim, an important brasilian artist, graphic designer, ilustrator and, I knew today, he makes theatre sceneries too. 
Conversa de corpo [Body conversation] is a book for children but I was adult when bought it to myself. I love the ilustration and the text of Priscila Freire

I'M HUMAN BEING / I STAND /  I DRAW WITH MY FOOT / A CIRCLE / I REMAIN IMPRISONED/ WITHIN THE BOND I CREATED

I think there are bonds that really aren't good, but one kind of bond  we like is that of friendship, isn't it?
This is only a free thought because is better to read the complete history. Even in Portuguese it seems to be dificult to find this book now, I have an old edition of 1984. Because of this reason I almost don't recommend the book to nobody but I decided to tell somethings about one of my favorites books to you.

2 comentários:

  1. Eu preciso urgente desse livro. Sabe onde posso encontrá-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora em responder, Andréia, tenho alguma dificuldade em ver mensagens em postagens mais antigas. Tenho de passar a procurar na lista de comentários para isso não voltar a acontecer.
      É um livro antigo, com algumas reimpressões, li sobre estar esgotado... achei um exemplar no site Estante Virtual
      http://www.estantevirtual.com.br/oficinadomestre/Priscila-Freire-e-Benjamim-Conversa-de-Corpo-68026725
      Creio que chega tarde demais minha resposta, uma dica é sempre dar uma procurada neste site de livros usados, em sebos de rua e virtuais também!
      Espero mesmo que tenha encontrado o livro. Eu o tenho há muitos anos, adoro!
      Um abraço

      Excluir