sábado, 3 de abril de 2010

A arte de compartilhar a arte_Correções

Andei fazendo alterações na postagem anterior.
Primeiro alterei informações porque, ao consultar o livro Vieira da Silva (Taschen), descobri que a foto supostamente tirada do casal Arpad Szenes e Maria Helena Vieira No Brasil era, sim, deles no boulevard Saint-Jacques em Paris. Seria casa ou atelier?
Na quinta-feira passada (1º de abril), eu, na Livraria Cultura, me vi diante de um livro, o Vieira da Silva no Brasil,


na verdade, é o catálogo da mostra realizada em 2007 no MAM de São Paulo, organizado por seu curador, Nelson Aguilar. 
Não pensei duas vezes e me pus a folhear. 
Uma das tantas fotos que vi foi exatamente aquela que não é No Brasil, apresentada como sendo no atelier do  boulevard Saint-Jacques. Nova alteração na postagem.
Mas, hoje... há uma foto de Vieira da Silva e diz-se que era uma casa-atelier e nem vou me arriscar a alterar de novo a postagem porque isso parece não ter fim. E anteontem cheguei a pensar, para meu desespero, que tinha perdido a postagem inteira por causa de problemas técnicos para fazer as alterações, não havia meio de salvar.
Além disso, olhando, temos uma única certeza, são eles na foto. 

 
Agora falta pouco para terminar a série de postagens "A arte de compartilhar a arte". 
Vou procurar publicar sem idas e vindas, quero dizer sem alterações depois de publicada. 
Uma coisa que aprendi é que é bom deixar marcas das alterações (em azul) porque parece que quem segue um blog fica recebendo a postagem novamente a cada alteração e não deve entender nada, fica sem saber por que uma postagem antiga volta a ser publicada. E entende ainda menos se acontecer com a frequência com que eu alterei a minha.
Outra coisa aprendida é que não se pode prever que o envolvimento com um assunto vá crescer tanto que perdemos o controle e a postagem comece a ficar com metros de comprimento. 
Vou ter de alterar o que se pode chamar de "projeto inicial" e fazer cortes. Por exemplo, não vou mais falar de outros artistas como previsto, pois este casal que ora me ocupa não deixou espaço para mais. Ia falar também um pouco sobre mais casais de artistas, com o casal Leda Catunda e Sérgio Romagnolo e o casal Josef e Anni Albers
Este último casal tem um quê especial para mim, porque Anni era artista têxtil, designer de tecidos, e me identifico por já ter exercido a tecelagem manual, sem falar na beleza do que ela fazia, que naturalmente é o que garante a identificação. 
Ali está Josef ao lado de Anni diante de seu tear


Josef e Anni Albers em sua sala de trabalho, ca. 1995


Nenhum comentário:

Postar um comentário