terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Georgia O'Keeffe


 

Esta é uma foto entre as inúmeras tiradas por Alfred Stieglitz, seu marido. Georgia O'Keeffe foi sua musa. Tiveram um belo relacionamento, mas não é só para falar da modelo de Stieglitz que escrevo, e sim da artista, a pintora que ela foi.


Andando por uma livraria, vi um livro em que aparecia o nome dela escrito na lombada, The art and life of Georgia O'Keeffe, de Jan Garden Castro. 
Tirei da estante. Na capa, Georgia, com sua força; na contracapa, flor de uma beleza sem igual. Não me recordo mas creio que já havia visto alguma reprodução de obra dela antes, mas o livro tornou a artista definitivamente importante para mim.
 



Há muita informação sobre Georgia e sua obra em livros e na internet, então me restrinjo ao papel que tem em minha vida. 
Flores, vemos muitas por aí, florões, tentativas tristes às vezes de reproduzir o que se vê. Georgia, as flores de O'Keeffe não se parecem em nada com essas que descrevo, são imateriais, ela captou o espírito das flores com os olhos de sua alma.
Cores intensas, sim. Porém a transparência dá o toque necessário para que não sobrecarregue o olhar de quem está diante da obra. 
[Digo isso e me lembro que jamais estive perto de um quadro dela. As reproduções de modo geral podem alterar e muito o que seja na realidade a pintura a óleo sobre tela; mesmo assim creio na beleza específica dessas obras com flores.]
A arquitetura chamava sua atenção, é um tema que me interessa. 






Volto a falar de Stieglitz agora.  Sua importância vai muito além do que vou falar a seguir, pois foi grande fotógrafo: tenho predileção pelas fotos que fez das mãos de Georgia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário