sexta-feira, 3 de abril de 2015

roteiro: três, várias exposições em sampa


Quero falar de três exposições que pretendo visitar em São Paulo | SP.
Antes explico o porquê de juntá-las.
É que acontecem em locais próximos uns dos outros. Adoro isso, não precisa pegar metrô, ônibus, nem andar muito e dar conta do roteiro.

Vou começar por Travessias de Guilherme Maranhão


Uma breve olhada no convite e nota-se que já está aberta desde o dia 07 de março.
Guilherme eu fiquei conhecendo aqui em Campinas, durante uma oficina de fotografia na Oficina Hilda Hilst, que, se os protestos contra o seu fechamento e de outras oficinas semelhantes não forem ouvidos, vai fechar agora neste Abril.
Não vou me deter no que foi essa oficina de que participei no ano passado, mas falar brevemente das fotografias dele expostas na CASA DA IMAGEM.
No final da oficina, eu perguntei sobre a fotografia dele, queria ver o que ele faz além de fotos como esta da série Plasticidades, feita com câmeras construídas a partir de dispositivo de escâner que permite o aparelho fazer a digitalização do documento ou imagem1
Ele pegou o notebook e abriu uns arquivos. Havia umas fotos bem escuras, quase pretas e Guilherme explicou que eram resultado de ele usar um filme que estava guardado na casa de um amigo fazia 20 anos, o mesmo tempo de carreira dele e o filme estava fungado.
Isso, vencido e com fungos, o que faria qualquer fotógrafo desistir de colocar em sua câmera por não ter noção do que aconteceria com as imagens que registrasse. Guilherme fotografou.
E o que se vê é a série de fotografias na exposição e em livro.
Não preciso dizer que ficou uma obra incrível, as imagens estão com os rastros dos fungos e eles interagem com aquilo que o fotógrafo captou.
Eu mencionei o livro, é Travessia, que foi possível por Guilherme Maranhão ter tido   o projeto do livro vencedor do Prêmio Marc Ferrez Funarte de 2014.
Quer mais detalhes e um depoimento dele antes de sair de casa? Então clique na imagem a seguir

image






Ivald Granato. Este nome faz lembrar alguma coisa, alguma obra?
A mim faz. Eu soube dele nos anos 1980, depois que comecei a fazer arte e a comprar revistas como a Galeria e o Guia das artes. Duas belas revistas de arte que me colocaram a par das obras de artistas, inúmeros artistas e com bons textos e também continham anúncios de exposições pelo Brasil. Devo a elas uma parte considerável das informações, de apredizagens minhas nessa área.
Numa delas, Granato. Nas duas? Talvez sim, não me lembro em qual delas vi obras dele pela primeira vez, mas sei que gostei do que vi. Foi pintura, isso tenho certeza.
Não me recordo direito, acho que uma coisa que fez e meio me vem à cabeça… é uma obra que fez em conjunto com outro artista.
É, hoje vai ficar tudo vago, porque para falar nele, sobre ele e sua vasta obra, que contém pintura, de pinceladas que me parecem rápidas, com um movimento frenético e cores fortes



gravura, escultura, desenho, performance, tenho de reler as revistas, pensar, pesquisar por dias, mesmo semanas, já que ele está completando 50 anos de carreira!
A exposição tem a ver com essa comemoração, privilegiando sua faceta performática, aliás, de precursor da performance no País



Sete de março foi um sábado cheio de aberturas de exposição. A de Maranhão, a Registro de Arte Perfomance de Granato.2 E quem for à Caixa Cultural da Sé vai encontrar outras exposições, entre elas, Múltiplo Leminski e Olhares Cruzados.3


Bem, para terminar, e se você ainda tiver fôlego disponível, vá ver Pablo.
Picasso está na área, não vai ter de andar muito para chegar ao CCBB, Centro Cultural do Banco do Brasil.
Só por ser lá a exposição eu já recomendo. Estive no CCBB para visitar a exposição de Hans Hartung e foi um encantamento. Os funcionários são gentis, atenciosos, com boas informações e sugestões.
Digo das sugestões, porque todos me disseram para começar a visitação pelo quarto andar e foi mesmo muito bom o percurso iniciado ali e encerrado no subsolo. Claro que eu podia ter feito outro percurso, mas valeu pelo espaço, é antigo, a arquitetura, a iluminação… o material de divulgação impresso, o cenário em torno da vida e obra de Hartung.
Quero muito ver o que criaram em torno das obras de Pablo Picasso


image

Não creio que seja necessário apresentar Picasso. Esse espanhol que foi pintor, desenhista, gravador, escultor, que virou o mundo das artes do avesso com seus retratos distorcidos… e fez Guernica, um esboço para a obra veio para a mostra Picasso e Modernidade Espanhola


Naturalmente que o percurso das exposições quem decide é você, pode ser que lendo o que está nos sites indicados decida não ver uma ou outra, até porque se ainda vai ter de ir a São Paulo e voltar para sua cidade, tem de dividir o tempo. O que é uma operação nem sempre fácil, uma vez que algumas exposições acabam estourando o nosso roteiro, a gente não tem vontade de sair do local ou... a demora para entrar por conta de filas, como é o caso dessa exposição, de acordo com o Guia UOL São Paulo sobre, em dia de semana, estar levando 1h30 para entrar e poder visitar.
Indo ao CCBB, dê uma lida no link do UOL, ali tem dicas sobre comportamento, bolsas etc.

Optei por começar pelo artista menos conhecido, porém o mais próximo meu, o que conheço pessoalmente. Guilherme não menos importante ou menos talentoso que os outros dois artistas e tenho a expectativa de que a exposição dele seja visitada por quem estiver ali pela praça da Sé.
No mapa os três locais das exposições

image
o marcador vermelho é onde está exposição do fotógrafo Guilherme Maranhão

CASA DA IMAGEM
Rua
Roberto Simonsen, 136 B
Fone 11 3241 1081
Hórário de funcionamento  9 às 17h (fecha 2ª)
Visitação até o dia 26 de junho
Em amarelo as exposições de Ivald Granato

CAIXA CULTURAL
Praça da Sé, 111
Fone 11 3321 440
Funcionamento de terça a domingo das 9 às19h
Visitação até o dia 10 de maio

e de Pablo Picasso no
CCBB
Rua
Álvares Penteado, 112
Fone 11
3113 3651
Funcionamento de quarta a segunda, das 9 às 21h
Visitação até o dia 8 de junho

_______

1. Guilherme libera a câmera que existe em todo escâner! Sobre isso deveria já ter contado em postagem aqui…
Ver mais fotografias dele no site
Guilherme Maranhão.
2. Mais informações encontradas no site
BetanicaCaneca., de onde tirei a imagem.
3.
Sobre cada uma das exposições temos informações no site da
Agência Caixa de Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário