quarta-feira, 8 de abril de 2015

rApidinha_s(am)p(a)-arte


9282_d_iphone
Alguém sabe o que é a sp-arte?
Não?
É uma exposição?
É uma feira?
Acho que vai depender um pouco do que você for fazer lá.
Eu iria para ver, ouvir, saber, então seria uma exposição à la bienal.
Outros irão para comprar!
Arte como investimento, arte como produto de decoração, arte que dialogue com os olhos e o coração. Uma feira de arte, então é mais isso.
Começa amanhã. Não dura: termina no domingo.
São galerias a expor obras de artistas, representados por elas: 140. São de várias partes do mundo. Do Brasil também.
É um mercado de arte montado no Pavilhão da Bienal, com entrada a R$ 40.
Nunca fui, neste ano não vou. Mas me parece que o ingresso nada convidativo tem alguma intenção, a de os visitantes irem mesmo para comprar, embora haja eventos dentro da feira e a possibilidade de ver arte contemporânea, os artistas, pessoas ligadas à arte, como curadores, creio que marchands, tudo num mesmo espaço.1
Há as talks, mas essas, por muita procura e vagas limitadas, já tiveram suas inscrições encerradas no dia 31 de março passado. Restam os lançamentos de livros, as revistas de arte, as instalações, performances.
Dê uma olhada na programação e veja o que mais lhe interessa.
Sem dúvida, a sp-arte tem seu papel de movimentar o mercado de arte brasileiro, tem o mérito ainda de mostrar arte daqui e de outros países. Não tenho ideia se é boa ou não, não me lembro de uma crítica negativa à feira, mas li algo do tipo. Deve ter lado A e lado B. Ainda não me aprofundei no assunto, mas reconheço que a venda de obras de arte, os valores, isso é assunto complicado e tem de ser tratado. Determinar o valor de uma obra de arte envolve muitos fatores.
Como tenho uma verdadeira loucura por arte, a sp-arte tem lá seu poder de atração.
Da próxima vez irei pra ter a experiência de visitar tantas galerias quanto me for possível.
A feira, como em outros anos, causa um movimento nas artes dentro e fora do espaço onde acontece. Acabo de ler, na programação,  abertura de exposições em galerias fora do Pavilhão da Bienal, em seus endereços, como a Choque Cultural.
Mas não para por aí, galerias em vários pontos da cidade, que não têm nada a ver diretamente com a sp-arte, aproveitam a vinda de colecionadores e pessoas ligadas a e em arte para a feira para mostrar obras de seus artistas em exposições.
É para eu ser rápida nesta postagem, não devia nem mencionar os nomes de artistas,2  a lista é enorme. Eu me permito dizer quem tem obras do pintor brasileiro Iberê Camargo, de Hilal Sami Hilal, artista brasileiro fantástico, do britânico Damien Hirst, o dos animais dentro de tanques de formol, que tem aparecido com obras de arte bem diferentes disso… o artista visual Pedro Hurpia, ele faz pinturas e fotografias e participei de uma ótima oficina cultural com ele no ano passado. Deixa eu citar mulheres artistas, antes que eu pareça machista: a pintora Lucia Laguna e a sensível desenhista Sandra Cinto. Gosto das duas, têm obras muito bonitas.
Quem for vai ver ainda obras de artistas que nos remetem à historia da arte, como Marc Chagall, Alfredo Volpi.
E, para encerrar essa citação nada rápida de alguns artistas, Richard Serra. Escultor e desenhista que tem mexido muito com minha cabeça, por sua visão de arte que muito me faz pensar.
A sp-arte tem um onde e quando com todas as informações sobre horários, preços de ingressos. Nele há uma porção de observações que devem ser “obedecidas” para a sua entrada, vale ler antes de programar a visita.
Agora eu fiquei meio sem jeito até de ter inventado de recomendar a feira de arte. Pode haver uma revista de sua bolsa na saída.
Coisa de (super)mercado.
Abre amanhã, dia 09 de abril, à visitação pública a partir das 13h.
Tem mais informações na página do Facebook da sp-arte!
Ah, o Vale-Cultura dá direito à meia entrada!

_______

1. Ver no link do site Ingresso, de onde tirei a informação e a imagem.
2. Preste atenção na lista, pois vai notar que alguns artistas estão representados por várias galerias, o  que vai permitir ver mais obras do artista que lhe interessar e ter uma noção bacana do percurso desse artista em sua carreira. É só uma dica e um modo de pensar no tempo que vai ter para a visita. Não se esquecendo de deixar se deixar atrair pelos felizes acasos, de grudar os olhos em algo fora do script e se aproximar para ver melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário