Foi aberta no dia 15 de dezembro (2012) a Exposição na Estação em Campinas | SP
na verdade é um conjunto de três exposições, que vão ficar abertas à visitação até o dia 15 de fevereiro de 2013, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h ao meio dia e das 14h às 17h e entrada franca.
O local é o MAM. Isso mesmo, Museu de Arte Moderna de Campinas!
Talvez poucas pessoas saibam sobre o MAMCampinas, mas explico o porquê.
O museu não tem ainda sede própria, então dá para imaginar as dificuldades pelas quais passa, mas vale ler um pouco da história dele no site, basta clicar no link
nele você vai direto ao Histórico do museu, no site podem ser encontradas informações e reproduções de obras de artistas visuais. Vale a pena navegar pelas páginas ali!
As exposições em cartaz e a anterior têm como espaço [provisório] o saguão da Estação Cultura, na Praça Marechal Floriano Peixoto, s/ n°, Centro
que já foi a estação ferroviária da cidade.
Mas vamos aos artistas que participam das exposições, não é mesmo?
Começo pela exposição individual Arte Contexto. Nela as obras têm uma característica especial porque são arte e são ilustrações porque feitas para o jornal Folha de S. Paulo pelo artista visual e ilustrador João Bosco, que quem me acompanha no blog talvez se lembre que, além da admiração que tenho do artista, ele é meu amigo pois já falei dele na postagem Dois amigos artistas.
Ainda não visitei as exposições, não sei quais ilustrações João escolheu, mas vou mostrar algumas
que podem ser vistas em detalhes no site dele: http://www.joaobosco.art.br/?p=47
Observem bem as imagens, há o uso de técnicas variadas como colagem, monotipia, pintura. Isso João faz com maestria. Tenho uma predileção pelos desenhos de monotipia dele, as linhas feitas com essa técnica são das mais belas1.
Na exposição Coletiva de Artistas estão obras da artista e amiga Eni Ilis, de quem falei na mesma postagem dos dois amigos, mencionada há pouco.
Mostro aqui obras dela que podem ser vistas na internet. Tanto ela quanto João participam ativamente de convocatórias de arte postal pelo mundo afora.
Arte Postal é algo muito especial, há uma convocatória, um convite para que se faça um desenho, gravura, fotografia etc. para uma determinada pessoa ou instituição que vai promover uma exposição com todas essas obras. Às vezes é colocado um tema, como nesta que me foi enviada por Eni
aqui é bacana procurar responder as perguntas2 através de imagens, na verdade isso é uma viagem bastante pessoal, é a visão de quem faz a imagem que conta, é isso o que se espera quando se fala em arte postal, mesmo quando o tema é dado por quem propõe a convocatória.
Mas onde estava?
Sim, vamos às obras de Eni
esta encontrei agora há pouco no blog Goop Mail Art. Uma beleza de desenho, que podem notar foi feito numa página de agenda com caneta esferográfica. Cheio de detalhes essa dupla figura delicadíssima!
Aqui uma bonita colagem sua
garimpada no blog Blackbird Project. É também arte postal, uma maneira incrível de fazer arte e compartilhar com muita gente pelo mundo afora.
Olhem só, ela participou de uma convocatória japonesa
está no site You Project, com este e outros (ver Galleries de 445 a 447).
Bem, vou falar agora de um artista visual da terceira exposição em cartaz no mesmo espaço, a Estação na Rua. Trata-se de Gustavo Nénão.
Não o conheço pessoalmente. Há alguns meses visitei exposição dele no espaço cultural da Livraria Saraiva, lá vi essas obras
dele. E na rua já vi
graffiti3 feito num muro e que tive a sorte de encontrar a reprodução, com o endereço onde pode ser visto 24h por dia, no Portfólio do artista para vocês verem.
Acredito que, depois de ver esses poucos exemplares da arte desses artistas, vai dar vontade de visitar as exposições e ver outras tantas obras não só as deles com a dos outros artistas.
Eu vou, não deixem de ir!
_______
1. Falo algo sobre monotipia na postagem
Monotipia | Monotype | Monotipo | Monotipie de 2010, uma das mais visitadas, na qual mostro exemplos de monotipia, inclusive essa com que se faz desenhos, a monotipia de traço ou linha. Mais alguma coisa na postagem Arte minha.
2. Tenho de fazer uma postagem sobre arte postal, estou devendo uma desde 2010 quando participei de uma e avisei no blog [Arte Postal_1].
Vou transcrever esta convocatória. É o seguinte:
Em português:
PAULO BRUSKY PERGUNTOU: O QUE É ARTE? PARA QUE SERVE?
[A obra deve ter] TAMANHO: 10X15 CM, TÉCNICA LIVRE
ATÉ OD DIA 28/02/13
ENVIE A RESPOSTA PARA: ENI ILIS – CAIXA POSTAL 82, CENTRO
CAMPINAS-SP CEP: 13012-970
In English:
PAULO BRUSKY ASKED: WHAT IS ART? FOR WHAT?
[The art must have] SIZE: 10X15 CM, FREE TECHNIQUE
DEADLINE: 28.02.13
SEND THE ANSWER TO: ENI ILIS – CAIXA POSTAL 82, CENTRO
CAMPINAS-SP, BRAZIL CEP: 13012-970
Não há júri para a seleção do que for recebido, todas as obras são expostas e, com a internet, passaram ainda a serem divulgadas em site ou blog do evento e em outros tantos espaços internéticos.
3. A técnica que ele usa aqui é o estêncil. Há quem chame de graffiti stencil, quando é feito com essa técnica. Essa outra arte que tenho de merece postagem. O artista Nénão também!