quarta-feira, 2 de junho de 2010

Sempre Louise Bourgeois




Entro no blog e vou ver como andam as atualizações que me chegaram dos blogs que acompanho e sou surpreendida como título da postagem da artista Cathy Cullis e já me ponho a ler com certa alegria pois também gosto muito de Louise Bourgeois, a escultora franco-americana. 
Descobri, na segunda linha do texto, que Louise havia falecido no dia 31 passado.
Há uma postagem minha sobre ela aqui e não pensei que faria outra tão cedo, embora a obra dela seja vastíssima e, sem dúvida, vale muitas postagens minhas e de quem mais a admirar


1996


No país, Louise é mais conhecida pela escultura Maman, a da aranha, que não é esta da foto acima. Mas tenho o privilégio de saber que ela é muito mais que isso, fazia esculturas, escrevia, desenhava, fazia arte.
Estou bastante comovida, mexida mesmo com sua morte, para mim prematura apesar de seus 98 anos, mesmo percebendo que foram anos demais para seu coração, que resolveu pará-la.
Cathy fez uns desenhos em homenagem a ela, eu nem saberia o que fazer neste momento além da palavra emocionada e triste.




Olho para seu rosto nas fotos, Louise esculpida pelo tempo, ela mesma uma escultura. 


Insomnia Drawing nº 174, 1995
Técnica mista sobre papel, 29,6 x 22,8 cm



Gosto de seu rosto não parecer o de uma vovozinha e sim de uma mulher com muitos anos de exposição à vida. Minha foto favorita dela com uma de suas obras é a de Mapplethorpe, a sexualidade é tema de suas obras, o que lhe valeu uma saudação de Adrian Searle, do The Guardian, à sua mente suja e coração terno. Mas que conste aqui que concordo apenas com o que se refere ao coração da artista e protesto contra ao desconhecimento de Searle sobre sexualidade!






Estava preparando outras postagens, uma delas sobre uma grande fotógrafa e outra sobre um escultor maravilhoso, Louise me pegou de supetão e passou na frente deles. 




Se existe Céu, desde de segunda-feira não há mais paz naquele lugar! 



Nota: Este texto foi escrito em estado de emoção, não sei se não há alguma informação equivocada. Por ora peço que me desculpem. 
Mais uma nota: Em azul estão correções/alterações que fiz no dia 06.06.10.

Um comentário:

  1. Olá!!!
    Tudo bem...Nos conhecemos no Sesc hoje...
    Então não se assuste com meus dois ultimos posts...É que ando revoltada com o pessoal do prédio...rsrs
    O Post que acho legal é Enquanto femea...depois dá uma lida...
    Para que tenha mais seguidores, precisa deixar comentários em blogs diversos...claro do seu interesse e que goste... Começa a seguir outros...
    Assim vai, porque acho que na sua área deve ter muita gente que gostaria de ler seu blog...
    Bjs e até mais

    ResponderExcluir