domingo, 6 de junho de 2010

Anna_Platibanda_Mariani

Foi numa revista Veja, nos anos 1980, que vi esta foto

Barra do Faria, PE

Foi a primeira vez que ouvi, na verdade, li a palavra 'platibanda', porque ver uma eu certamente já havia visto,


Região de Desterro, Paraíba, 1990


e soube da grandiosidade de Anna Mariani,*


Foto das páginas de A revista**

fotógrafa cujo nome não mais me saiu da memória, tanto quanto a palavra e as fotos. 
Acho que seu nome ficou colado à palavra 'platibanda', embora eu saiba que ela fez muito mais que do que fotografar casas com platibandas, isso que é de uma importância para a valorização e visibilidade de uma manifestação inusitada de populações nordestinas. Inusitada para nós, os do Sudeste ou talvez de outras regiões do país, com nosso pouco conhecimento do que se faz longe dos nossos olhos ou das telas de tevês. 
Anna fotografou essas belas casas com platibandas. E o que é mesmo platibanda? 
Mureta que contorna telhados embutidos


Esquema de platibanda

Note que mal se vê o telhado em algumas casas, com a platibanda ganha-se um espaço para a imaginação, de quem? Acredite, não estava pensando no autor das artes nessas fachadas. Serão obra de dono, de pedreiro, quem arquiteta aquelas belezas de formas e cores? 
Dá para saber isso no site do Almanaque Brasil, onde se pode ler um trecho da revista Veja de setembro de 1987, essa mesma de que falei no início, que tem o depoimento de quem criou esta fachada amarela


Bezerros, Pernambuco, 1982

Destas não sei muito além da localidade  

 Caratacá, Bahia, 1986

Bola, Paraíba, 1985


Anna Mariani estudou fotografia com Claude Kubrusly, Cristiano Mascaro e Maureen Bisilliat. Fez um livro com essas fotos, que são de casas dos estados de Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, o Pinturas e platibandas, publicado em 1987. 
Tive a alegria de poder ver algumas de suas fotos expostas na Unicamp (Campinas, SP, Brasil) num ano de que não consigo me lembrar agora. Recentemente descobri que elas estiveram em exposição no Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro e que vão estar em São Paulo neste mês de junho, onde haverá também o lançamento de uma nova edição revista e ampliada pela fotógrafa do livro que mencionei há pouco. Uma informação que surpreende é que tanto em livro, quanto nas exposições, o que se vê é uma parcela muito pequena de fotos que ela fez dessas fachadas, que são em torno de 2 mil. 

A exposição Anna Mariani: pinturas e platibandas vai ser realizada de 17 de junho a 1 de agosto no IMS  e  espero poder ver pessoalmente. E recomendo, porque a mim encanta.
Mas para não dizer que só falei em platibanda, ainda uma fachada

 
 Duas Serras, Bahia, 1985

a seguir, uma foto de interior de casa


e outra de uma pessoa***



_______
* Fonte foto: http://www.arcoweb.com.br/design/6-bienal-de-design-grafico-direcao-de-02-05-2002.html
Tive dificuldade de encontrar foto de Anna, não as que ela tirou mas do seu rosto. Uma observação que se      faz quanto às fotos das casas com platibandas é a ausência de pessoas; ela mesma parece ter sido pouco fotografada. Na outra foto que encontrei, Anna aparece junto com o escritor Ariano Suassuana


** A Revista é uma publicação institucional de experimentação gráfica e tecnológica e divulgação técnica da gráfica Takano Editora Gráfica, restrita aos seus clientes. Fonte: http://www.usp.br/fau/docentes/depprojeto/i_minami/mestrado/nanda.htm

*** No site do Museu da Casa Brasileira podem ser vistas estas duas últimas fotos e outras feitas pela fotógrafa
http://www.mcb.sp.gov.br/mcbItem.asp?sMenu=P002&sTipo=5&sItem=676&sOrdem=0

Nota de ML: Ontem, por um ato falho, a postagem foi publicada sem alguns detalhes como o link sobre o fotógrafo Claude Kubrusly, na verdade Cláudio e também Clode, com quem Anna teve aulas, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário